Inauguração Sala de Audiências

PRESIDENTE DO TRIBUNAL SUPREMO INAUGURA A SALA DE AUDIÊNCIAS DO CAMPUS DA UGS.

 

O Presidente do Tribunal Supremo, Juiz-Conselheiro Dr. Cristiano André inaugurou, no dia 6 de Fevereiro de 2013, a Sala de Audiências do Campus da Universidade Gregório Semedo.

A cerimónia contou também com a presença do Senhor Ministro da Justiça, Dr. Rui Mangueira, do Secretário de Estado do Ministério do Ensino Superior para Supervisão, do Vice-Governador da Província de Luanda e de outras destacadas individualidades da Administração da Justiça e do Ensino Superior.

A Sala de Audiências da Universidade Gregório Semedo visa reproduzir com exactidão sessões próprias de um tribunal, onde os estudantes do Curso de Direito recebem formação nas práticas jurídico-forenses em ambiente semelhante ao real, exercitando a experiência para a futura vida profissional.

Durante a cerimónia, um colectivo de estudantes da Faculdade de Ciências Jurídicas e Políticas, orientado por Docentes da UGS, apresentou a dramatização de um julgamento simulado.

No seu discurso, o Reitor da Universidade Gregório Semedo, Prof. José António Lopes Semedo salientou que, quer a Sala de Audiências, quer a cinemateca, inaugurada também no mesmo dia, são uma demonstração dos esforços que a UGS e a sua promotora vêm desenvolvendo para alcançar a excelência no ensino superior.    

Por sua vez, o Ministro da Justiça registou que iniciativas como essa constituem “um exemplo para outras Universidades, públicas e privadas”, e ressaltou o quadro de cooperação que está a ser delineado entre o Ministério da Justiça e a Universidade Gregório Semedo, no qual se destacam:

      • O protocolo a ser assinado para a formação de magistrados judiciais e do ministério público, conservadores, notários e escrivães;
      • A instalação, na Sala de Audiências da UGS, de uma secção do Tribunal da Província de Luanda;
      • A recente autorização concedida pelo ministério de que é titular para a criação, no âmbito da UGS, de um centro integrado de resolução de conflitos, designado "Harmonia".

 

Discurso do Magnífico Reitor da UGS - Prof. Dr. José António Lopes Semedo

 Discurso do Exº Senhor Ministro da Justiça - Doutor Rui Mangueira

 Discurso do Venerando Presidente do Tribunal Supremo de Angola - Juiz-Conselheiro Doutor Cristiano André