Gestão Comercial e Marketing

 

UGS Angola _ Licenciatura Gestão Comercial e Marketing

 

REGIME DE ADMISSÃO 

Através do Curso de Acesso à UGS ou  por Exame às disciplinas de: Português + Matemática.

 

SAÍDAS PROFISSIONAIS 

As principais saídas profissionais dos licenciados em Gestão Comercial e Marketing pela Universidade Gregório Semedo são:

  • Direcção de empresas comerciais grossistas, retalhistas, de importação e de distribuição;
  • Direcção ou chefia de serviços comerciais, de marketing e de publicidade nas empresas;
  • Exercício de funções técnicas no domínio da importação, transporte, distribuição e comercialização de bens transaccionáveis;
  • Exercício de funções técnicas no estudo e análise de mercados, no posicionamento estratégico de produtos, na elaboração e gestão de campanhas publicitárias de marketing e outras.

  

APRESENTAÇÃO 

A Licenciatura em Gestão Comercial e Marketing começou a ser ministrada pela UGS – Universidade Gregório Semedo – e licenciou os seus primeiros profissionais em 2008, sendo de assinalar a resposta muito positiva do mercado de trabalho, que absorveu os novos graduados com ofertas salariais e de enquadramento operacional bastante apelativas.

A rápida expansão do número de estabelecimentos e de redes comerciais existentes em todo o País, tem levado a uma maior sofisticação da actividade comercial, com uma clara separação entre o comércio grossista e o comércio retalhista, a práticas generalizadas de posicionamento comercial estratégico e ao aparecimento de parcerias estratégicas entre as empresas que operam neste sector.

 

OBJECTIVOS

É objectivo da Licenciatura em Gestão Comercial e Marketing ministrada pela UGS, a formação de profissionais detentores de: forte sensibilidade e sólida formação no plano mais amplo da Gestão, nomeadamente da Gestão Comercial, nas vertentes quantitativa, comportamental e da resolução de problemas; conhecimentos específicos nos domínios estratégico e operacional do Marketing; competências nas áreas da gestão empresarial, nomeadamente nos domínios da contabilidade, da gestão financeira e da estratégia empresarial, com que irão ser confrontados quando no exercício da sua actividade empresarial.

 

ORGANIZAÇÃO DO CURSO

A Licenciatura em Gestão Comercial e Marketing organiza-se em ciclos semestrais, dando-se no 1º ano uma tónica muito particular à concessão de bases culturais sólidas – revendo-se e consolidando-se conhecimentos adquiridos no ensino secundário e que constituirão a base para a introdução de novos conhecimentos – da Informática, da capacidade de expressão escrita e oral e introduzindo-se o estudante à prática da investigação científica. Nos três anos subsequentes transmitem-se competências no âmbito da gestão empresarial, do marketing e da gestão comercial, elaborando os estudantes, no último ano da licenciatura, uma monografia enquadrada numa das áreas cientificas da formação obtida.

 

PROGRAMA DO CURSO

O Programa do curso de Licenciatura em Gestão Comercial e Marketing da Universidade Gregório Semedo, tem uma carga horária total de 2.400 horas, assim, distribuídas:

1º Ano

1º Semestre

C.H./Sem.

2º Semestre

C.H./Sem.

Nº de Semanas Lectivas: 15

T

P

TP

Tot

Nº de Semanas Lectivas: 15

T

P

TP

Tot

Técnicas de Comunicação e Expressão (anual)

0

0

4

4

Técnicas de Comunicação e Expressão (anual)

0

0

4

4

Língua Inglesa I (anual)

0

0

4

4

Língua Inglesa I (anual)

0

0

4

4

Introdução à Gestão de Empresas

2

2

0

4

Introdução ao Marketing

2

2

0

4

Metodologia da Investigação Científica

2

2

0

4

Gestão de Recursos Humanos

2

2

0

4

Introdução à Informática

0

2

2

4

Atelier de Comunicação Digital

0

4

0

4

TOTAL

4

6

10

20

TOTAL

4

8

8

20

TOTAL ANUAL: 600 horas

 

 

 

2º Ano

 

1º Semestre

C.H./Sem.

2º Semestre

C.H./Sem.

Nº de Semanas Lectivas: 15

T

P

TP

Tot

Nº de Semanas Lectivas: 15

T

P

TP

Tot

Língua Inglesa II (anual)

0

0

4

4

Língua Inglesa II (anual)

0

0

4

4

Comportamento Humano e Processos Organizacionais

0

0

4

4

Fundamentos de Matemática

0

0

4

4

Introdução à Economia

2

2

0

4

Direito Comercial e do Consumidor

2

2

0

4

Gestão Integrada da Comunicação

2

2

0

4

Negociação e Vendas

2

2

0

4

Gestão Comercial

2

2

0

4

Estratégia Empresarial

2

2

0

4

TOTAL

6

6

8

20

TOTAL

6

6

8

20

TOTAL ANUAL: 600 horas

 

3º Ano

1º Semestre

C.H./Sem.

2º Semestre

C.H./Sem.

Nº de Semanas Lectivas: 15

T

P

TP

Tot.

Nº de Semanas Lectivas: 15

T

P

TP

Tot

Marketing Estratégico

2

2

0

4

Planeamento de Marketing

2

2

0

4

Concepção e Gestão da Publicidade

2

2

0

4

Fundamentos de Contabilidade

2

2

0

4

Comportamento de Compra

2

2

0

4

Estudos de Mercado

0

2

2

4

Fundamentos de Estatística

0

2

2

4

Logística e Distribuição I

2

2

0

4

Gestão do Preço e do Produto

2

2

0

4

Marketing Directo e Web Marketing

2

2

0

4

TOTAL

8

10

2

20

TOTAL

8

10

2

20

TOTAL ANUAL:

600 horas

 

 

 

4º Ano

1º Semestre

C.H./Sem.

2º Semestre

C.H./Sem.

Nº de Semanas Lectivas: 15

T

P

TP

Tot

Nº de Semanas Lectivas: 15

T

P

TP

Tot

Fundamentos de Finanças

2

2

0

4

Marketing Internacional

2

2

0

4

Marketing Relacional, CRM e Datamining

2

2

0

4

Marketing B2B e Marketing de Serviços

2

2

0

4

Comércio Internacional

2

2

0

4

Gestão dos Transportes

2

2

0

4

Gestão da Força de Vendas

2

2

0

4

Gestão da Marca

2

2

0

4

Logística e Distribuição II

2

2

0

4

Trabalho de Conclusão de Curso

2

2

0

4

TOTAL

10

10

0

20

TOTAL

10

10

0

20

TOTAL ANUAL:

600 horas