MARKETING E PUBLICIDADE

CESE - Marketing e Publicidade

 

ENQUADRAMENTO LEGAL

 Este tipo de formação está prevista no ponto 2 do Artigo 27º do Decreto 90/09 de 15 de Dezembro e a sua conclusão com sucesso será reconhecida através da atribuição pela UGS de um Diploma de Estudos Superiores Especializados, ao qual nos termos da Lei, não corresponderá qualquer grau académico.

 

OBJECTIVOS GERAIS DO CURSO

 Formar quadros que desejem exercer actividade profissional no domínio do Marketing e da Publicidade, seja nas empresas já existentes, seja nas suas próprias empresas.

Como o presente curso terá o mesmo nível de exigência científica e técnica das licenciaturas, a UGS prevê a possibilidade dos estudantes que tenham obtido o Diploma de Estudos Superiores Especializados em Marketing e Publicidade, requerem equivalência dos estudos em que mereceram aprovação, a disciplinas dos cursos de Licenciatura que ministra, permitindo-lhes completar a sua formação académica e, cumprido o percurso curricular da Licenciatura, obter o respectivo grau académico.

 

COMPETÊNCIAS A ADQUIRIR

 

No final deste curso os estudantes deverão ter adquirido:

 

SAÍDAS PROFISSIONAIS

 

O Curso de Especialização em Marketing e Publicidade da UGS possibilita a aquisição de conhecimentos especializados que permitirão aos novos quadros desta área exercer funções técnicas, de chefia ou direção, em empresas e instituições, nas seguintes áreas:

 

PROGRAMA DO CURSO

 

O programa do curso de Curso de Estudos Superiores Especializados em Marketing e Publicidade, tem uma carga horária total de 1.880 horas, das quais 530 horas são dedicadas a aulas teóricas, 670 horas são dedicadas a aulas práticas e 680 horas são dedicadas a aulas teórico-práticas, a estudo dirigido e à elaboração de trabalhos, assim distribuídas:

 

1º Ano

1º Semestre

Total semestral

2º Semestre

Total semestral

Nº de Semanas Lectivas: 15

T

TP

ET

Tot

Nº de Semanas Lectivas: 15

T

TP

ET

Tot

Expressão Oral e Escrita em Português

0

90

45

135

Introdução ao Marketing

30

30

30

90

Introdução à Informática

0

45

60

105

Gestão de Produtos e Marcas

30

30

30

90

Métodos Quantitativos

0

45

45

90

Mercados e Redes Comerciais

30

30

30

90

História Política e Económica Contemporânea

40

20

40

100

Comunicação de Marketing

30

30

30

90

Introdução às Organizações e à Gestão

40

20

40

100

Fixação de Preços em Marketing

30

30

30

90

TOTAL

80

220

230

530

TOTAL

150

150

150

450

TOTAL ANUAL: 980 horas

 

2º Ano

1º Semestre

Total semestral

2º Semestre

Total semestral

Nº de Semanas Lectivas: 15

T

TP

ET

Tot

Nº de Semanas Lectivas: 15

T

TP

ET

Tot

Comércio Eletrónico e WebMarketing

30

30

30

90

Comportamento do Consumidor

30

30

30

90

Marketing Industrial

30

30

30

90

Publicidade

30

30

30

90

Marketing de Serviços

30

30

30

90

Planeamento de Marketing

30

30

30

90

Marketing Relacional e CRM

30

30

30

90

Marketing Internacional

30

30

30

90

Estudos de Mercado

30

30

30

90

Estratégia de Marketing

30

30

30

90

TOTAL

150

150

150

450

TOTAL

150

150

150

450

TOTAL ANUAL: 900 horas

 

T - Aulas teóricas

TP – Aulas teórico-práticas

ET – Estudo assistido, elaboração de trabalhos, conferências, visitas de estudo e outras actividades pedagógicas

 

 

ADMISSÃO

Poderão inscrever-se no Curso de Estudos Superiores Especializados em Marketing e Publicidade, os candidatos que tenham concluído o ensino secundário.