Marketing, Publicidade e Comunicação Empresarial

REGIME DE ADMISSÃO

Poderão inscrever-se no Mestrado em Marketing, Publicidade e Comunicação Empresarial da Universidade Gregório Semedo os candidatos detentores de licenciatura quer em qualquer dos ramos das ciências tecnológicas ou das ciências económicas e empresariais. Poderão ser ainda admitidos candidatos detentores de licenciatura noutra área científica desde que disponham de formação e experiência significativa na actividade de gestão empresarial.

 

SAÍDAS PROFISSIONAIS

Entre as áreas de possível saída profissional oferecidas aos detentores deste curso, encontram-se:

  • O exercício de funções técnicas e de chefia em:

- Agências de Comunicação;
- Gabinetes de Relações Públicas
- Departamentos de Marketing, Comunicação e Imagem de empresas e instituições;

  • Departamentos Comerciais;

- Agências de Publicidade (account executives, media planning, criatividade);
- Centrais de planeamento e compra de espaço/tempo publicitários;
- O exercício de funções técnicas nos domínios:
- Do planeamento e da gestão de Marketing de empresas, de instituições e da Administração Pública;

  • Da gestão de Produtos e Serviços; 

- Da gestão de Marcas e Comunicação;
- Da Análise de Mercados e Consumidores;

  • A consultoria especializada no domínio do Marketing;
  • A organização de eventos.
  • Docência

 

APRESENTAÇÃO

Este curso permitirá aos estudantes a aquisição de um conjunto de competências que lhes permitirá incrementar, de uma forma relevante, o seu desempenho profissional, resultando no desenvolvimento de um profissional mais preparado para lidar com os desafios actuais e futuros, estando todo o curso estruturado em torno da importância da teoria e da sua aplicação prática, estimulando a reflexão, análise e visão crítica. 

 

OBJECTIVOS

O Mestrado em Marketing, Publicidade e Comunicação Empresarial destina-se, assim, a empresários, executivos e a docentes universitários, que desejem se especializar em marketing e que busquem o nível de competência e o desenvolvimento pessoal necessários a um eficaz exercício das suas funções e à progressão das suas carreiras, abordando um conjunto de temáticas, das quais se destacam:

  • A utilização das mais modernas técnicas estatísticas e de métricas de marketing para o aprimoramento da gestão do relacionamento com os clientes e outras ações mercadológicas;
  • A compreensão de que toda decisão mercadológica tem componentes financeiros indissociáveis que precisam ser considerados e analisados;
  • O entendimento de que a ética, a responsabilidade social e o desenvolvimento sustentável são preocupações permanentes do marketing;
  • A pesquisa científica para contribuição ao desenvolvimento do marketing, com o objectivo de aumentar o valor das empresas e dos clientes.

A oferta de formação pós-graduada que oferecemos pretende sublinhar estes aspectos dotando os novos profissionais desta área de um conjunto amplo de instrumentos e competências necessárias para o desempenho com êxito da sua actividade no mercado de trabalho, ao mesmo tempo que forma cidadãos autónomos, criativos e empreendedores dotados de sólidas competências técnicas e humanas.

Além disto, este 2º ciclo de formação pretende também ampliar as habilidades conceptuais dos estudantes e incentivar o seu gosto pela pesquisa e pela produção científica de modo a que exista uma ligação cada vez mais concreta e frutuosa entre o meio académico e o meio empresarial. São três os principais factores distintivos do Mestrado em Marketing, Publicidade e Comunicação Empresarial oferecido pela UGS:

  1. O primeiro factor prende-se com o objectivo central de proporcionar uma formação profissionalizante direccionada. Se o público-alvo deste curso é constituído por licenciados que, possuindo uma reduzida experiência profissional, pretendam consolidar a sua formação em domínios específicos da gestão empresarial, esta formação não deixa de ser, também, adequada a profissionais que procurem um aprofundamento e actualização destes temas técnicos específicos.
  2. O segundo factor diferenciador é a duração. O curso está configurado para ser realizado no período de dois anos (incluindo a realização da dissertação), de forma a responder às necessidades do mercado. A estrutura organizativa está desenhada com um horário e regime de frequência que se adapta à diferente disponibilidade de tempo de cada participante.
  3. O terceiro aspecto inovador é o método de aprendizagem. Com efeito, o carácter profissionalizante do curso exige que, para além da transmissão dos conhecimentos indispensáveis à construção de uma base teórica sólida, seja dada uma ênfase muito grande a aspectos práticos. Isto significa que, a par da apresentação e discussão de conceitos, há uma forte utilização de estudos de casos que permitem a análise, discussão e tomada de decisões – preferencialmente em grupo – relativas a situações concretas.

A UGS dispõe de um corpo docente próprio qualificado, o qual aliará a um rigor científico a sua experiência profissional em gestão e consultoria de empresas, fazendo com que o presente curso constitua um programa de sólida preparação técnica e de valorização profissional.

Complementarmente, a UGS conta com a colaboração de docentes de outras Instituições de Ensino Superior e quadros superiores de empresas e instituições, cedidos no âmbito de acordos de cooperação institucional celebrados, factor que permite garantir um elevado nível de qualidade do curso.

Um outro aspecto que para a UGS é fundamental, prende-se com a necessidade imperiosa de que a Universidade possua no seu corpo docente quadros com Mestrado obtido nesta área científica, cumprindo com o estatuído na lei e com as exigências de qualidade científica e pedagógica, definidas pela própria instituição.

A realização deste curso constitui para a UGS uma óptima oportunidade para assegurar a produção científica na área do Marketing e, através da realização de dissertações direccionadas para as diversas áreas de especialidade das disciplinas leccionadas, garantir que a Universidade disporá, em breve, de quadros com competências diferenciadas nestes domínios.

  

PROGRAMA DO CURSO

Com uma carga horária total de 1.455 horas lectivas, este curso tem 240 horas dedicadas a formação teórica, 405 dedicadas a formação prática e 810 dedicadas a estudo dirigido e elaboração de trabalhos, como, em seguida, indicamos.

 

 

1º semestre

2º semestre

Ano

Aulas teóricas

Aulas práticas

Estudo assistido e elaboração de trabalhos

Aulas teóricas

Aulas práticas

Estudo assistido e elaboração de trabalhos

Total

1ºano

75

150

15

75

150

150

735

2ºano

90

120

135

0

0

375

720

 

Apresentamos nas páginas seguintes a estrutura curricular e a carga horária do Mestrado em Marketing, Publicidade e Comunicação Empresarial:

 

1º Ano

1º Semestre

C.H./Sem.

2º Semestre

C.H./Sem.

Nº de Semanas Lectivas: 16

T

P

E/T

Tot

Nº de Semanas Lectivas: 16

T

P

E/T

Tot

                   

Economia de Empresa

15

30

30

75

Estratégia e Planeamento de Marketing

15

15

30

75

Comunicação Empresarial

15

30

30

75

Estudos de Mercado

15

30

30

75

Complementos de Marketing

15

30

30

75

Gestão Estratégica da Marca

15

30

30

75

Tópicos Avançados de Marketing

15

30

30

75

Comportamento do Consumidor

15

30

30

75

Marketing Estratégico

15

30

30

75

Marketing Industrial e de Serviços

15

30

30

75

TOTAL

75

150

150

375

TOTAL

75

135

150

360

TOTAL ANUAL: 735 horas

 

2º Ano

1º Semestre

C.H./Sem.

2º Semestre

C.H./Sem.

Nº de Semanas Lectivas: 16

T

P

E/T

Tot

Nº de Semanas Lectivas: 16

T

P

E/T

Tot

Introdução à Publicidade

15

30

30

75

Dissertação de Mestrado

0

0

375

375

Campanhas de Publicidade

15

30

30

75

-

-

-

-

-

Marketing Internacional

15

30

30

75

-

-

-

-

-

Ética e Responsabilidade Social na Gestão

15

15

15

45

-

-

-

-

-

Investigação Científica e Preparação da Dissertação

30

15

30

75

-

-

-

-

-

TOTAL

90

120

135

345

TOTAL

0

0

375

375

TOTAL ANUAL: 720 horas

 

T – Aulas teóricas

TP – Aulas práticas

E/T – Seminários, estudo dirigido e elaboração de trabalhos

Download do programa completo do Curso de Mestrado em Marketing, Publicidade e Comunicação Empresarial